terça-feira, 28 de janeiro de 2014

AOS MESTRES


Aos Mestres

Drummond sonhei com você
Nas suas andanças em Minas
nas pedras no meu caminho
Com o seu fino humor
e lirismo encantador.
Sonhei que era feliz
Nos “Contos do aprendiz” .

Mandei uma carta à Tarsila,
Contando de um grande amor.
Trombei com Clarice Lispéctor
E o amigo Guimarães Rosa
Levei mais que uma prosa
Relembrei –me do Mestre Graça
E de seu conto dos dois dedos.

Fiquei com muito medo
Das histórias de Nelson Rodrigues
Mas a doçura de Cecília Meirelles
em seu retrato natural,
Resgatou-me as lembranças
De Bilac – O imortal .

Conversando com Lobato
Sobre sítio do pica-pau.
Falávamos de Padre Antônio Vieira
E a escravidão no Brasil
Ele dizia
Que o amigo Rui Barbosa
tinha passado à mil
Pelas estradas da roça
Como nunca tinha visto
O amigo estava em prantos
Citava às Tormentas
De Camilo Castelo Branco

Fiquei tão preocupada
O que passaria ali ?
Sonhava ou não acordada
Com meus mestres literários ?
Quanto mais eu sonhava
Mas a magia aumentava
Neste meu mundo sonhador.
Augusto de Campos passou...
Correndo com sua ferida
(continuação)
Era a dor da "despoesia"...

O mago Paulo Coelho
Trouxe Brida para mim
O que há de tão perfeito
Nas estórias desses mestres?

Do Maranhão ressurgiu
A Boa Nova de Humberto Campos
E de todos os outros santos
O Parnasianismo perfeito.

Não podia deixar nesse sonho
De lembrar de Mário Quintana
O príncipe dos poetas brasileiros
Ele falava de sapos e libertinagem também.
Do colega Manoel Bandeira
E do outro Manoel de Barros

Aos mestres com muito carinho
Guardo aqui a minha homenagem
Relembro mesmo que em sonho
O que há por trás das letras
O encanto da mensagem
De magníficos autores
De nossa língua portuguesa.

Poema publicado no livro "Atrás das Letras..." publicado em julho de 2011 - Respeite os Direitos Autorais

Luciana Aquino - jornalista e escritora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário