sábado, 18 de janeiro de 2014

AGRICULTURA, a arte de plantar







   Acabo de assistir um programa na televisão, onde o apresentador Luciano Huck, presenteia um grupo de mulheres que optaram trabalhar na lavoura. Buscando uma saída para a dificuldade de trabalho decidiram enfrentar com o pouco recurso que tinham, cultivar produtos de ordem orgânica.
    São pessoas bem simples mas com uma riqueza de ideias e ideais que dignificam demais um ser humano com o propósito como os daquelas senhoras.
    A ideia partiu de uma cabeça muito aberta de uma senhora, que teve a grandeza de, emboras necessitasse de recurso para sobrevivência, disse que o propósito maior era levar alimento saudável para a população.
    Inacreditável como uma pessoa de vida bem inferior, deixou de pensar na sua necessidade para pensar em resolver um problema que é tirar do mercado, produtos altamente contamináveis com agrotóxicos.
    O resultado do incentivo do Luciano Huck, foi um motivação que entusiasmou muita gente e inspirou muitos a seguir o caminho daquelas senhoras. Alias foram rotuladas: As Marias.
    Depois da ajuda, o negócio prosperou grandemente. Como eu disse, muitos decidiram optar por este caminho. Aumentou em muito a produção de todo tipo de alimentos que ali se faz e plantava, tudo que se produzia.
    A mim me encantou, porque a agricultura já foi minha grande paixão. No entanto a vida me levou para outra direção, fazendo-me tornar uma poeta e escritora, eu fiquei entusiasmadíssima quando vi todo desenrolar do programa.
    Emboras meu caminho tenha se desenrolado por caminhos tão diferentes, ao ver aquilo tudo na TV, me fez recordar e trouxe a tona toda minha natureza de agricultora. "Natureza em termos", porque não tenho nenhuma descendência de agricultores na família. Contudo minha "natureza" revela uma grande tendência para cuidar de plantas, principalmente.
    Já por muitas vezes falei com elas, e sinceramente houve um entendimento entre nós. Nossa interatividade foi comprovada muitas vezes com a reação que elas tiverem, reagindo dando o que eu cobrava de cada uma.
     Amor para com a natureza é o que não falta. O entendimento entre mim e as plantas é tanto que eu já vi uma planta chorar quando eu fui mudar de residencia e deixei um delas pra trás ela muito triste, quando eu disse adeus, a planta tinha uma gota de água na ponta de cada folha e no exato momento que eu disse o adeus, todas as gotas caíram, o que me deixou, não só comovida como admirada pelo acontecimento , que eu creio que era uma manifestação do sentimento que a planta sentia por mim.
      Foi assim algo muito agradável de assistir. Programa que mexeu não só com os sentimentos, mas com os ideais incutidos ou escondidos dentro de cada um de nós. Espero que muitos agricultores sejam despertados no país, inclusive eu.

                             Leda Edna

                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário